quarta-feira, 29 de março de 2006

Mais uma Formatura...



Sou professora desde os meus 17 anos... isso mesmo, antes mesmo de eu ter idade para lecionar eu me formei no magistério... Lecionei durante 5 anos para crianças, mas escolhi a Enfermagem como faculdade.
Isso não que dizer que desisti de lecionar, pelo contrário, a arte de ensinar está nas veias, meio que como herança genética... Meu avô lecionou... minha mãe lecionou e meu irmão mais velho também...
Por isso, depois que acabei a faculdade, fui ensinar "GENTE A CUIDADR DE GENTE". Sinceramente, amo dar aulas, me sinto realizada ao fazê-lo... já formei muitas turmas de enfermagem e daqui a duas semanas, mais uma turma estará se formando.
Cada vez que uma turma minha se forma, paro e reflito sobre o que fiz, o quanto influenciei aqueles futuros profissionais e se a minha influencia sobre eles foi positiva ou negativa. Sempre que ensino, busco mostrar que a Enfermagem não se trata de mais uma opção profissional, mas também está muito relacionado com vocação, afinal, se hoje existem tantos profissionais descontentes, emburrados, carrancudos, mal educados, desumanos... na área da saúde, é porque muitos deles estão no lugar errado ou por opção errada!
Creio que pela primeira vez nesses anos em que formei novos profissionais não irei participar ativamente da festa de colação de grau (afinal, não faço mais parte da coordenação do curso). Nas colações passadas, geralmente utilizo este momento tão importante para passar uma mensagem de esperança, otimismo e principalmente de responsabilidade para os meus alunos!
Muitas profissões são importantes e esta, com certeza, está neste roll! Quem nunca teve contato com um profissional de enfermagem? Tenha sido um contato que lhe deixou lembranças positivas ou negativas, em algum momento ele existiu.
Mas de todos os momentos de uma colação de grau, o mais emocionante para mim é o momento do juramento! É algo que guardarei em minha memória e espero que meus alunos, assim o façam também, pois se todos os profissionais que já se formaram se lembrassem das palavras que disseram naquele dia, hoje teriamos uma realidade profissional muito diferente!
O juramento da Enfermagem diz assim:

"SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTER ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES".

E você, já fez algum juramento? Sua conduta profissional tem sido adequada com o que você prometeu naquele dia?... Essa á só pra pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário